domingo, 19 de agosto de 2007

O que fazer com pilhas e baterias????

No Brasil são produzidas por ano 800 milhões de pilhas e 17 milhões de baterias (ABINEE). Nós compramos pilhas em qualquer lugar e temos o costume de jogá-las, também, em qualquer lugar depois de utilizá-las. Nós não temos noção de que se trata de lixo doméstico ‘altamente perigoso’ pois contém metais pesados em sua composição. Como os metais pesados entram na cadeias alimentares e terminam acumuladas nos organismos das pessoas, produzindo vários tipos de contaminação, não deveriam ir para aterros sanitários ou compostagem e, muito menos, para os lixões. . Nos aterros, expostas ao sol e à chuva, as pilhas se oxidam e se rompem; os metais pesados atingem os lençóis freáticos, córregos e riachos. Entram nas cadeias alimentares através da ingestão da água ou de produtos agrícolas irrigados com água contaminada. Nas usinas de compostagem, a maior parte das pilhas é triturada junto com o lixo doméstico e o composto gira nos biodigestores liberando os metais pesados. O adubo resultante contamina o solo agrícola e até o leite das vacas que pastam em áreas que recebem adubação.
Então fica a dúvida: O que fazer???
Quanto às usadas ...
Evitar jogar pilhas no lixo doméstico
Envie algumas pilhas usadas ao fabricante: torne-o consciente de sua preocupação.
Se precisar comprá-las ...
Prefira os modelos livres de mercúrio, cádmio ou chumbo.
Procure as pilhas (ou baterias) de longa duração. Reutilize sempre que possível.

Mas será q nós fazemos isso mesmo ou como queremos sempre comodidade não nos preocupamos com o mal que estamos causando a nós mesmos???

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante o que vcs postaram sobre o que fazer com pilhas e baterias!!! o problema é que muitos fabricantes não querem receber de volta!!!! teriamos que conscientiza-los do seu papel!!!!
o que vcs acham????

Anônimo disse...

é realmente é um descaso o que eles fazem com a gente!!!!
homi vamo montar um comboio e levar um monte de pilha pros fabricantes ai agent joga tudo dentro da fábrica e sai corremdo... quero só ver se eles num vão aceitar!!!!
jogar na gente é q num vão!!!!
brincadeira!!!!
realmente temos que fazer alguma coisa para que os fabricantes aceitem nossas pilhas de volta!!!!

breve atualizaremos!!!!
estamos em pesquisa!!!!

Anônimo disse...

bom...
minha opnião eh que não se muda uma situação caótica da noite pro dia certo? entaum... essa seria sim (a meu ver) a melhor solução.. mas lógico não seria de fácil aceitação !!!
o problema eh que se tratando de meio ambiente,pouca gente liga!seja por ignorancia sobre a situação ou por falta de interesse msm... mas.. se pensarmos que despejaram um caminhão de pilhas e baterias velhas bem no nosso quintal,vamos sim atrás de um responsável naum eh?
ai acontece igual ao aquecimento global.. a coisa jah th beeem feia e tão procurando AGORA remediar o irremediável!!!!!!

o problema eh apenas CONSCIENTIZAÇÃO!!!!!!!!!

ass: buba!!!!